Ouvindo...

Moraes decreta prisão preventiva de Carla Zambelli

Decisão ocorre após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR)

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta quarta-feira (4) a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Além de decretar a prisão, o magistrado ordenou o bloqueio de passaporte, bens, redes sociais e veículos de Carla Zambelli, impôs multa diária de R$ 50 mil e pediu sua inclusão na lista da Interpol.

A decisão foi tomada depois que a parlamentar admitiu publicamente que deixou o país após ser condenada a 10 anos de prisão por crimes cibernéticos e falsidade ideológica. Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do STF por contratar o hacker Walter Delgatti Neto para invadir sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserir documentos falsos, incluindo mandados de prisão e alvarás de soltura. Delgatti também foi condenado, com pena de 8 anos e 3 meses de reclusão.

Na terça-feira (3), a parlamentar informou que deixou o Brasil e que está nos Estados Unidos, mas deve se deslocar para a Itália, já que tem passaporte italiano. Ela disse que vai se submeter a tratamento médico e se licenciará do mandato.

Leia também

Na decisão, Moraes considerou a fuga como tentativa clara de se esquivar da aplicação da pena. O ministro também apontou que Zambelli permanece divulgando fake news e promovendo ataques ao Judiciário e ao Estado Democrático de Direito. “A ré pretende insistir nas condutas criminosas para descredibilizar as instituições brasileiras”, afirmou.

A decisão também prevê multa diária de R$ 50 mil caso postagens nas redes sociais reiterem as práticas criminosas. Com a renúncia de seus advogados, a Defensoria Pública da União foi nomeada para representá-la no processo. Moraes ainda comunicou a Câmara sobre a possibilidade de perda do mandato parlamentar, que será efetivada após o trânsito em julgado da condenação.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio