O prefeito do Recife, João Campos, 31, foi oficializado neste domingo (1º) como presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele substitui Carlos Siqueira, que comandava a sigla desde 2014. Eleito durante o encerramento do congresso nacional da legenda, realizado em Brasília, o gestor municipal ficará no cargo até 2029.
O evento contou com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); do ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB); além de parlamentares e governadores socialistas.
Em seu discurso, Campos defendeu que a legenda seguirá apoiando Lula em 2026 e terá como meta ampliar sua bancada no Congresso.
“Porque nós entendemos que o mais importante para todos nós não existe partido sem democracia, não existe justiça social sem democracia e é papel de quem compreende isso ajudar a fazer o governo dar certo e ajudar a vencer uma eleição importante e estratégica como será de 2026", declarou.
João é filho de Eduardo Campos e bisneto de Miguel Arraes, ambos ex-governadores de Pernambuco e ex-presidentes do PSB. O prefeito também é namorado da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).