Ouvindo...

Após início turbulento, Álvaro Damião e Juliano Lopes se aproximam e trocam elogios no Barreiro

Prefeito e presidente da Câmara Municipal participam de agenda com anúncios para Academias da Cidade

Prefeito Álvaro Damião e vereador Juliano Lopes em agenda no Barreiro

Em mais uma demonstração do pacto de harmonia fechado entre o Legislativo e o Executivo de Belo Horizonte, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (UNIÃO), e o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o vereador Juliano Lopes (Podemos), participaram nesta quinta-feira (22), do anúncio da prefeitura de contratação de estagiários de educação física para atuarem nas Academias da Cidade.

A boa relação entre Damião e Lopes acontece após um início turbulento dos dois políticos da capital mineira. Durante a eleição para presidência da Câmara, o prefeito apoiou o nome do vereador Bruno Miranda (PDT) e acabou derrotado na disputa.

O anúncio foi feito na Academia da Cidade do bairro Diamante, no Barreiro, local onde o presidente da Câmara, Juliano Lopes, que é formado em educação física, iniciou sua carreira como educador, com aulas gratuitas, ainda antes de se tornar vereador.

Todas as 83 academias devem receber pelo menos dois estagiários para instruírem usuários dos espaços, com um investimento de R$1,5 milhão para a contratação de 166 estagiários.

O prefeito e o presidente da Câmara visitaram o espaço, tomaram um café da manhã preparado pelos usuários da academia e conversaram com a população que acompanhava a visita.

‘Valorização do Barreiro’

Os dois discursaram juntos, momento em que Álvaro ressaltava a importância de um espaço daquele tipo na região do Barreiro e o investimento que será feito na contratação de estagiários. Já Juliano, relembrou sua história com no Bairro Diamante, contando como foram suas primeiras aulas no local, quando ainda nem havia academia por lá.

O anúncio de Álvaro atende uma demanda pessoal de Juliano, e do vereador Dr. Bruno Pedralva (PT), que também acompanhou a agenda do prefeito. Durante o anúncio, Álvaro fez questão de deixar claro que a nova política pública nasceu da demanda que veio da Câmara Municipal.

“A gente tinha uma demanda dos vereadores Juliano Lopes e Bruno Pedralva para colocar nessas academias da cidade, profissionais de educação física que podem auxiliar, os estagiários. E aí a gente definiu o quê? Por que não ajudar todas as Academias da Cidade ao invés de ajudar a academia pretendida pelos vereadores?”, disse o prefeito.

Projeto simbólico

Ainda em coletiva de imprensa, questionado pela Itatiaia, Juliano Lopes afirmou que considerou politicamente importante a visita do prefeito ao bairro Diamante, e principalmente, ele ter atendido a sua demanda por estagiários nas academias como uma política urbana na cidade inteira.

“Uma conquista da prefeitura que nós tivemos muito apoio do doutor Bruno Pedralva, eu estou muito feliz hoje por trazer o prefeito onde eu iniciei em 2007. Há 18 anos atrás nós iniciamos um projeto simples aqui e hoje é uma realidade, que é a Academia da Cidade, que a prefeitura abraçou. Então, para mim, é politicamente importante, e mais importante ainda que é para minha região, e Belo Horizonte, que vai ganhar dois profissionais de educação física nas academias da Cidade”, afirmou o presidente da Câmara.

Durante o discurso feito para os usuários da Academia da Cidade, Juliano relembrou que as melhorias na unidade do bairro Diamante, além da criação da nova política com estagiários de educação física, é uma junção dos esforços da Câmara, Prefeitura e diversas secretarias, e disse que “trabalhando juntos a gente pode melhorar a vida das pessoas”.

Vale lembrar que a relação entre Câmara e Prefeitura foi bastante estremecida entre o final de dezembro do ano passado e o início de janeiro deste ano, quando o legislativo vivia uma disputa eleitoral para a definição do próximo presidente da Câmara.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.