Ouvindo...

Nikolas Ferreira descarta mudança de domicílio eleitoral para São Paulo em 2026

Direção do PL avalia mudança envolvendo deputado mineiro, que descartou a mudança em domicílio eleitoral para o próximo ano

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG)

O deputado federal Nikolas Ferreira descartou o plano avaliado por lideranças do PL de alterar seu domicílio eleitoral para disputar a próxima eleição por São Paulo.

Nesta sexta-feira (16), o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, afirmou que a mudança do parlamentar mineiro para São Paulo poderia aumentar seu potencial de votação em 2026.

A reportagem da Itatiaia ouviu o deputado sobre a estratégia avaliada pelo PL e Nikolas descartou qualquer possibilidade de mudar seu domicílio eleitoral.

“Sobre esse assunto afirmo que nunca houve essa conversa com o partido. Agradeço o carinho do povo paulista comigo, mas venho reafirmar com clareza: meu coração, minha missão e meu compromisso permanecem firmes com Minas Gerais”, disse o deputado.

“Foi o povo mineiro que me confiou essa honrosa missão de representá-los em Brasília, e é por eles que continuo lutando diariamente. Amo esta terra, sua história, sua gente, e não há projeto pessoal ou político que me faça abandonar esse chamado”, concluiu Nikolas.

Estratégia do PL

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente do partido, Valdemar Costa Neto admitiu que o PL discute internamente essa mudança e considera que Nikolas conseguiria alcançar a marca de 2 milhões de votos, com seu crescimento expressivo nas redes sociais.

Em 2022, Nikolas se tornou o deputado mais votado do país, quando recebeu 1,4 milhões de votos dos eleitores mineiros. Valdemar avalia que, em São Paulo, ele teria mais de 2 milhões de voto e poderia ser um grande puxador de votos para a bancada do PL.

“Adoraria que ele topasse essa mudança, mas sei que o pessoal de Minas vai ficar bravo comigo”, disse Valdemar.

A mudança no domicílio de Nikolas seria estratégia para o PL, uma vez que os principais puxadores de votos do partido em São Paulo (maior colégio eleitoral do país) não devem disputar a eleição de 2026.

O deputado licenciado Eduardo Bolsonaro , filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, se mudou para os Estados Unidos, e a deputada Carla Zambelli, mulher mais votada em 2022, se tornou inelegível após condenação no Supremo Tribunal Federal.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.