Ouvindo...

Câmara aciona STF para reverter decisão que manteve ação contra Ramagem

Primeira Turma da Corte decidiu, por unanimidade, manter parcialmente a ação penal contra o deputado do PL por tentativa de golpe

O deputado federal e ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem (PL-RJ)

A Câmara dos Deputados entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (13) para tentar reverter a decisão da Corte que derrubou uma resolução da Casa legislativa e manteve parcialmente a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) por tentativa de golpe de Estado.

“Por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a ser julgada pelo plenário do STF, esperamos que os votos dos 315 deputados sejam respeitados. A harmonia entre Poderes só ocorre quando todos usam o mesmo diapasão e estão na mesma sintonia”, escreveu o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em seu perfil no X (antigo Twitter).

Leia também

No sábado (10), a Primeira Turma do Supremo decidiu, por unanimidade, manter a ação penal contra Ramagem por três dos cinco crimes pelos quais o parlamentar é acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR):

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • organização criminosa.

A Corte seguiu o entendimento do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, que considerou que a Constituição permite que a Câmara suspenda a ação penal apenas quando os crimes tiverem ocorrido após a diplomação do parlamentar.

No caso do deputado do PL, somente as acusações de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado teriam ocorrido após o período.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.