O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), voltou a fazer críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e declarou, na noite desta quarta-feira (13), que o brasileiro está sendo “humilhado” com as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Não é humilhação pro governo ir até os EUA conversar com Trump. Humilhação é o que está passando o brasileiro enquanto os poderosos se desafiam”, afirmou Zema. Ele publicou imagens de uma entrevista coletiva em que tece críticas ao presidente e afirma que o Brasil já foi um país “que se relacionava bem com o mundo todo”.
Zema, que chegou a comemorar, inicialmente, as represálias de Trump ao Brasil, voltou atrás e vem mantendo a posição de que o presidente americano não deveria ter sobretaxado o país inteiro por um conflito com a gestão de Lula e com o Supremo Tribunal Federal (STF).
O governador, que lançará sua pré-candidatura à Presidência no próximo sábado (16), vem endurecendo as críticas contra o governo federal e tem se colocado em debates nacionais com vistas às eleições do ano que vem.