Presidente do PT em Minas Gerais, o deputado estadual Cristiano Silveira abriu mão da própria candidatura e vai apoiar o nome da
Dandara é deputada federal de primeiro mandato. No entanto, já recebeu o voto de confiança de alas do PT para
Por meio de nota, Dandara disse que sua candidatura ‘representa um chamado à renovação política do PT’. “Recebo com muita responsabilidade a escolha do meu nome para concorrer à presidência do PT de Minas Gerais. Minha candidatura representa um chamado à renovação política do PT, com base no fortalecimento da militância, da escuta popular e da construção de um projeto socialista profundamente enraizado na realidade mineira”.
Sem consenso
No entanto, a eleição do PT está longe de ter um consenso. Tradicionalmente, os pleitos na legenda costumam ser agitados em decorrência das diversas alas e correntes dentro da própria sigla.
Do outro lado da disputa, um nome vem ganhando força. A vice-presidente da Assembleia, deputada Leninha (PT), irá oficializar sua candidatura na próxima terça-feira. Uma coletiva de imprensa já foi convocada. Leninha já recebeu o apoio do também deputado Leleco Pimentel (PT), parlamentar da região dos Inconfidentes, e que teve o nome entre os possíveis pré-candidatos. Leninha teve o nome defendido por alas do PT para disputar a prefeitura de Montes Claros, no Norte de Minas. Na reta final, a deputada decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Paulo Guedes (PT).
Considerado uma terceira via, o deputado estadual Ricardo Campos (PT), também com força no Norte de Minas, colocou o nome a disposição do partido.
As divisões e apoios internos no PT
Um dos nomes mais fortes do PT em Minas, a prefeita de Contagem, Marília Campos, ainda não decidiu quem irá apoiar. Prefeita mais votada do Brasil e no quarto mandato à frente da cidade da região Metropolitana de Belo Horizonte, Marília está avaliando como irá se comportar na disputa do PT mineiro, garantiram interlocutores à Itatiaia.
A deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) e o deputado federal Rogério Correia (PT) que são próximos internamente no partido, confirmaram que irão apoiar a Leninha.
Já o deputado federal Reginaldo Lopes (PT), que já foi presidente estadual da sigla e pertence ao mesmo grupo de Silveira, foi um dos nomes que ajudou a dar sustentação à candidatura de Dandara. A parlamentar diz que recebeu o apoio de representantes de tendências internas do partido como Construindo um Novo Brasil (CNB), “Tribo”, PT Correios e “Resistência Socialista”, corrente interna da qual pertence a parlamentar, e outros grupos independentes.