O prefeito eleito de Uberlândia, Paulo Sérgio (PP), detalhou a série de desafios que terá de enfrentar a partir do dia primeiro de janeiro, quando assume a cadeira na vaga de Odelmo Leão (PP). Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o político de 60 anos fez uma série de promessas para a população, especialmente nas áreas da saúde, educação e transporte público.
Engenheiro Civil e atual vice-prefeito na gestão de Odelmo, Paulo Sérgio foi eleito ainda no primeiro turno das eleições municipais do dia 6 de outubro com 52,16% dos votos. Uberlândia é a segunda maior cidade de Minas Gerais e tem cerca de 750 mil habitantes. O prefeito eleito quer dar continuidade ao trabalho do atual chefe do executivo.
“Eu estive com ele nos últimos dois mandatos como vice-prefeito, promovendo o desenvolvimento econômico e social da cidade e estamos propondo algumas coisas, por exemplo, nós vamos implantar já no primeiro semestre do nosso mandato a tarifa zero para todos os estudantes na cidade”, diz, afirmando ainda que a proposta foi feita durante a campanha.
“Nós investiremos em torno de 800 mil reais por mês, em torno de 10 milhões por ano, para a prefeitura poder assumir para que todos os estudantes da rede pública ou privada tenham gratuidade no transporte público”.
Paulo Sérgio ainda afirma que a prefeitura, sob sua gestão, fará investimentos também na área da saúde. “Nós vamos construir duas novas UAIs, que são as Unidades de Atendimento Integrado da Saúde na cidade de Uberlândia, para atender uma região importante, que é a região oeste da cidade, e vamos terminar a construção da maior UAI de Uberlândia, na região do bairro Morumbi”.
Na área da educação, o prefeito eleito da cidade afirma que criará vagas na rede pública. “Nós estamos fazendo hoje sete escolas, vamos criar três mil vagas para estudantes e para estudantes, vamos fazer três creches na cidade de Uberlândia, já a partir do ano que vem. São duas escolas fundamentais que nós vamos concluir e serão escolas de tempo integral para atender toda a população de Uberlândia”.
Saúde sobrecarregada?
Voltando à área da saúde, Paulo Sérgio trouxe dados que mostram que Uberlândia, que tem 750 mil habitantes, atendeu 1,1 milhão de pessoas na rede pública de saúde. Para dar conta da demanda, o prefeito explica que a gestão atual investiu na área um percentual do orçamento maior que o determinado pela Constituição.
“Pela Constituição Federal os municípios têm que investir 15% do seu orçamento na saúde, o Uberlândia o ano passado investiu 35%, cada R$ 100 arrecadados da prefeitura, 35% foram investidos na saúde. A cidade, pelo censo, tem 754 mil habitantes. Se nós temos parte dessa população que é atendida na rede privada, que é em torno de 25% dos convênios médicos, nós deveríamos atender 500 mil pessoas na nossa rede de saúde pública municipal. Nós atendemos 1 milhão e 100 mil CPFs diferentes o ano passado”.
Para o prefeito, os dados aumentam o desafio de sua gestão. “Nós investimos muito na saúde, vamos continuar investindo, nós fomos considerados entre as cinco melhores cidades do Brasil em atenção primária. Uberlândia foi considerada a quarta melhor cidade do Brasil para se viver, mas é muito desafio”.