Ouvindo...

Em reunião com Putin, Lula diz que quer ampliar relações bilaterais com a Rússia

Presidentes tiveram um encontro bilateral em Moscou nesta sexta-feira (9)

O presidente Lula (esq.) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin (dir.)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que viajou a Moscou para ampliar as relações com o país comandado por Vladimir Putin, sobretudo no setor energético. Os dois líderes realizaram uma reunião bilateral nesta sexta-feira (9).

Em seu discurso, Lula lembrou que o fluxo comercial entre o Brasil e a Rússia é de cerca de US$ 12,5 bilhões, mas com uma vantagem para os russos.

“É um fluxo comercial bastante deficitário para o Brasil, mas nós entendemos que o potencial de crescimento dessa relação é muito grande. Nós temos interesse em discutir a área da defesa, espacial, científica e tecnológica, da educação e a área, sobretudo, da questão energética”, acrescentou o presidente.

Putin afirmou que as relações entre os dois países estão em desenvolvimento, com contatos de alto nível, e mencionou que o Brasil segue nas posições de liderança nas importações russas de produtos alimentares.

Durante a reunião, houve a assinatura de atos na área de ciência e tecnologia. Integram a comitiva brasileira, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e de Ciência, e Tecnologia, Luciana Santos, além do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.