Ouvindo...

Batom é símbolo em manifestação pró-Anistia em Brasília

Manifestantes exibiam adesivos, cartazes e até um batom gigante em referência ao caso de Débora dos Santos

Batom gigante é exibido em ato pró-Anistia, em Brasília

Um dos casos mais relembrados durante o ato pró-anistia nesta quarta-feira (7), em Brasília, foi o de Débora Rodrigues dos Santos, mulher conhecida por ter pichado a estátua “A Justiça”, que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em abril, ela foi condenada pela Corte a 14 anos de prisão por crimes relacionados aos ataques às sedes dos Poderes.

Leia também

Manifestantes empunharam batons gigantes com a frase “Anistia Já", além de cartazes com a foto de uma mulher usando o cosmético, acompanhada da frase: “Cuidado!!! Usar essa arma te condena a 14 anos”.

Mulher com cartaz ironizando condenação de Débora dos Santos

O partido Novo também distribuiu adesivos em alusão ao caso.

Adesivos pró-Anistia

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.