Ouvindo...

João Marcelo, prefeito de Nova Lima, espera que obras no Belvedere em BH e Nova Lima comecem simultaneamente

Prefeito de Nova Lima afirma que intervenções trarão benefícios para moradores de cidades da região metropolitana e aqueles que transitam pelo local

Prefeito de Nova Lima, João Marcelo

O prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), comentou nesta quarta-feira (23) sobre a complexidade das intervenções e na articulação entre diferentes esferas do poder público para destravar as obras no Belvedere, que impactam diretamente a mobilidade de milhares de pessoas que circulam entre a capital e cidades da região metropolitana.

Em entrevista ao programa ‘Chamada Geral’ em Brasília, na inauguração do novo estúdio da Itatiaia na capital federal, o prefeito afirmou que o problema deixou de ser exclusivo de um município e passou a ser um desafio metropolitano. “Ali deixou de ser um problema de uma cidade ou de outra e virou um problema metropolitano. É um conjunto de obras, entendo que nenhuma obra isolada irá resolver”, declarou.

Leia também

Entre as intervenções previstas, está uma obra de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que enfrenta resistência de parte da população local, sobretudo por conta da intervenção na área conhecida como Lagoa Seca. Segundo Dieguez, no entanto, o impasse foi superado.

“Me parece que foi sanada a questão da Lagoa Seca. Por se tratar de uma obra dentro de BH, executada por BH, respeitei a posição da Prefeitura e faço um reconhecimento público ao prefeito Álvaro Damião pela decisão de retomar as obras conforme planejado”, disse.

Do lado de Nova Lima, a principal intervenção deve ser no viaduto Ferradura. A obra enfrentou entraves ambientais por estar próxima à Estação Ecológica do Cercadinho, mas, segundo o prefeito, o projeto foi adequado. “É uma área que já está antropizada, e conseguimos adequar o projeto. Ele já tem as licenças ambientais e também do DER”, afirmou.

A expectativa agora é que as obras comecem simultaneamente. “Estamos muito perto de iniciar as duas obras. É um transtorno o período de obras, mas ao final vamos trazer soluções importantes para a mobilidade e qualidade de vida para quem vive na região como um todo, em BH, Nova Lima, Raposos, Rio Acima”, pontuou.

De olho em 2026?

João Marcelo também sinalizou que mantém foco na gestão e nas promessas firmadas com os eleitores de Nova Lima. Questionado sobre uma eventual candidatura nas eleições de 2026, o prefeito afirmou que está aberto ao diálogo, mas quer manter seu compromisso com a cidade.

“A gente tem um compromisso muito grande com a cidade. Uma eleição com 85% dos votos que nos traz uma responsabilidade enorme. Claro que eleição tem uma caminhada longa até lá. Sempre permanecemos abertos ao diálogo, mas hoje o objetivo é seguir trabalhando por Nova Lima”.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.