Por quase 40 anos, a jornalista mineira Aparecida Ferreira foi correspondente de política da Itatiaia em Brasília. Foi a voz inconfundível da rádio na capital federal e teve atuação marcante em coberturas no
Sua trajetória na Itatiaia inclui a cobertura de eventos históricos, como o processo de impeachment do presidente Fernando Collor em 1992.
Em 2016, durante a votação do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, Aparecida ganhou destaque nacional quando o então presidente do Senado, Renan Calheiros, interrompeu a sessão para comentar, de forma bem-humorada, sobre sua voz potente que ecoava no plenário.
O episódio repercutiu nas redes sociais, consolidando ainda mais sua presença na memória dos ouvintes. Veja a imagem abaixo:
Renan Calheiros interrompe sessão para chamar a atenção da radialista Maria Aparecida Ferreira
Coberturas especiais
Aparecida iniciou sua trajetória na Itatiaia em um período de intensa efervescência política no Brasil. Nos anos 1980 e 1990, participou da cobertura de eventos históricos como:
- A
visita do Papa João Paulo II ao Brasil - O movimento Diretas Já
- O lançamento do Plano Cruzado
- A
morte de Tancredo Neves - O impeachment de Fernando Collor em 1992
Além de sua atuação jornalística, Aparecida Ferreira é lembrada com carinho pelos mineiros, especialmente por sua assinatura característica ao final das reportagens: “De Brasília, Aparecida Ferreira”, que se tornou um marco na programação da Itatiaia.
Hoje aposentada, a jornalista Aparecida Ferreira mora na Asa Sul, na capital federal, com sua filha Paula Ferreira, de 22 anos, que está prestes a se formar em Pedagogia na Universidade de Brasília.
Sua carreira é um exemplo de dedicação e paixão pelo jornalismo, sendo uma inspiração para profissionais da comunicação em todo o Brasil.