Ouvindo...

Eleito presidente do Senado, Alcolumbre cita relação com o Judiciário e pede respeito às ‘prerrogativas do Legislativo’

Alcolumbre (União-AP) foi eleito presidente do Congresso neste sábado (1º); Ele substitui Rodrigo Pacheco (PSD-MG)

O presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, em discurso neste sábado (1º)

O senador Davi Alcolumbre (União-AP) citou a relação do Legislativo com o Judiciário, sobretudo com Supremo Tribunal Federal (STF), neste sábado (1º). Eleito novo presidente do Congresso Nacional, ele fez discurso de candidatura à presidência.

Em sua fala, o parlamentar disse que é “essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático. Mas é igualmente indispensável respeitar as prerrogativas do Legislativo e garantir que este Parlamento possa exercer seu dever constitucional de legislar e representar o povo brasileiro”.

Leia também

A fala ocorre em meio a atrito entre a relação dos Poderes e as emendas parlamentares. No ano passado, o ministro Flávio Dino, da Corte, bloqueou a liberação de emendas de comissão do Senado.

Hoje, Alcolumbre recebeu o apoio de 11 partidos, em uma aliança que inclui o PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.