Ouvindo...

Única visita de um papa a BH: veja como foi passagem de João Paulo II na capital mineira

O pontífice São João Paulo II teve uma passagem calorosa por Belo Horizonte, em 1º de julho de 1980; depois dela, uma praça da capital mineira foi rebatizada em homenagem ao pontífice

Comitiva no Papamóvel pelas ruas de Belo Horizonte

A única visita de um papa a Belo Horizonte aconteceu em 1980, com a passagem do pontífice São João Paulo II pela capital mineira. O líder da igreja católica da época chegou à cidade pelo aeroporto da Pampulha e seguiu em cortejo por diversos pontos da capital. A visita terminou na então Praça Governador Israel Pinheiro, que foi rebatizada para Praça do Papa, em homenagem ao pontífice.

Depois de João Paulo II, a Igreja Católica teve mais 2 líderes: papa Bento XVI, que renunciou 2013, e papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), depois de 12 anos como pontífice. O líder católico morreu em razão de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com o Vaticano.

Leia também

Como foi a visita?

A passagem do Papa João Paulo II por Belo Horizonte teve a colaboração de várias entidades e setores oficiais dos três níveis do governo, segundo a Arquidiocese de BH.

Durante a visita, o pontífice seguiu em cortejo pela capital mineiro a bordo do papamóvel. O veículo saiu do Aeroporto da Pampulha seguindo pela Avenida Santa Rosa, Viaduto São Francisco, Conjunto IAPI, Praça Rio Branco, Praça Sete, Praça Tiradentes, Praça do ABC, Praça Milton Campos Praça, Praça da Bandeira chegando à Praça Israel Pinheiro, no bairro Mangabeiras.

Aos pés da Serra do Curral, o Papa falou principalmente aos jovens, que se reuniram numerosos no local. No sermão, o pontífice lembrou da própria juventude e dos ideais e princípios que o norteavam e levaria consigo até o fim da vida.

O então líder da igreja católica falou, ainda, sobre a justiça social baseada nos direitos dos indivíduos e que cada pessoa é responsável pela sua comunhão com Deus.

“…meu desejo seria o de apertar as mãos de cada um de vocês e falar com cada um. Em todo caso é a cada um que sigo dizendo a todos: jovens de Belo Horizonte e de todo Brasil, o Papa quer muito bem a vocês! O Papa não os esquecerá nunca mais! O Papa leva daqui uma grande saudade de vocês. Recebam, queridos amigos a Benção Apostólica que vou dar ao final desta Missa, como sinal da minha amizade e confiança em vocês e em todos os jovens deste país. Antes de passar à Liturgia Eucarística, propriamente, só mais uma palavra: só o amor constrói, só o amor aproxima, só o amor fez a união dos homens na sua diversidade.”

A missa contou ainda com a Procissão dos Participantes, considerada uma forma simbólica de representação dos vários setores em que acontece a vida. Além de Belo Horizonte, o Papa João Paulo II passou por mais 12 cidades brasileiras em 1980, incluindo o Rio de Janeiro.

O Papa João Paulo II faleceu em 5 de abril de 2005 e foi canonizado em 2014. O Papa São João Paulo II deixou um legado pautado em direitos humanos e fé cristã. O líder foi o primeiro papa não italiano em 455 anos.

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas