O Corpo de Bombeiros atualizou para 54 o número de mortos em Juiz de Fora e em Ubá em decorrência das chuvas que atingem a Zona da Mata em fevereiro. O balanço foi atualizado às 11h45 desta quinta-feira (26). São 48 óbitos em Juiz de Fora e seis no município de Ubá, além de 15 desaparecidos nas duas cidades.
O trabalho de buscas é feito em oito frentes, seis delas em Juiz de Fora. A Zona da Mata está em alerta máximo em razão da previsão de chuva forte pelo menos até o final da noite desta sexta-feira (27).
A Zona da Mata está em alerta máximo em razão da previsão de chuva forte pelo menos até o final da noite desta sexta-feira (27).
São dois alertas do Inmet ativos. Um deles é de acumulado vermelho (classificação mais severa), com volume de chuva de até 100 mm/dia. O Inmet cita “grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas em cidades com tais áreas de risco”.
O outro aviso do Inmet é de chuvas intensas, com classificação laranja, segunda mais severa. Neste caso, o volume de chuva pode variar entre 30 mm/h e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Tensão
A madrugada desta quinta-feira (26) foi de muita
No bairro Graminha, próximo ao escorregamento da Rua Valdomiro Eloi do Amaral, a Defesa Civil interditou casas durante a madrugada após vistorias nos imóveis.
Já no início da manhã, houve evacuação total das ruas Dr. Augusto Manna, Tenente Lucas Drumond e de áreas próximas ao bairro Jardim Natal, na Zona Norte. As famílias retiradas dessas regiões foram encaminhadas para uma escola municipal do bairro Jardim Natal, que passou a funcionar como ponto de acolhimento.
Durante a noite, imagens mostraram o Rio Paraibuna com elevação de cerca de quatro metros, saindo da calha e provocando novas interdições em vias importantes da cidade, como a Ponte Vermelha, no bairro Santa Terezinha, e o Mergulhão.
A Avenida Rio Branco, principal via da cidade, chegou a ficar completamente tomada pela água, formando praticamente um rio.
Chuvas muito acima da média
A chuva histórica foi registrada na noite de segunda-feira (23). Ainda na madrugada de terça (24), a Prefeitura de Juiz de Fora decretou estado de calamidade pública diante da gravidade das chuvas intensas e persistentes que atingem o município. Segundo a administração municipal, o
Em alguns bairros, o acumulado em poucas horas foi extremo, com pico de cerca de
A situação provocou transbordamentos históricos, com o Rio Paraibuna fora da calha, córregos cheios, bairros ilhados e, até o momento, 20 registros de soterramentos, principalmente na região Sudeste do município.
Imagens impressionantes em Ubá
Já Ubá, que fica a cerca de 100 km de Juiz de Fora, registrou aproximadamente 170 milímetros de chuva em cerca de três horas, de acordo com a Prefeitura. O volume elevado provocou a maior inundação dos últimos anos.
O
Por lá, imagens impressionantes mostram
Matias Barbosa
A Prefeitura de Matias Barbosa também suspendeu os serviços de educação e saúde e decretou estado de calamidade pública. Imagens aéreas mostram a cidade completamente alagada.
Com cerca de 14 mil habitantes, o município fica a aproximadamente 10 km de Juiz de Fora (MG) e 120 km de Ubá. O nível da
O que provocou a chuva
Segundo o coordenador-geral do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Marcelo Celutci, a tragédia foi resultado da combinação de uma massa de ar muito úmida, a passagem de uma frente fria e a temperatura do mar acima do normal, o que aumenta a instabilidade atmosférica e favorece chuvas intensas a qualquer momento.
Apesar da previsão ampla, os eventos extremos tendem a ser localizados, e Juiz de Fora foi mais afetada por
Confira também:
Juiz de Fora: após nova chuva, moradores deixam casas e Exército envia 10 caminhões Cruz Vermelha recebe doações para vítimas das chuvas da Zona da Mata; veja como ajudar Tragédia na Zona da Mata: Chuva volta a atingir Matias Barbosa e nível do Rio Paraibuna sobe Cruz Vermelha recebe doações para vítimas das chuvas da Zona da Mata; veja como ajudar