Ouvindo...

Lula lança RG animal para cães e gatos

Registro será gratuito vai gerar um documento único e intransferível, que acompanhará o animal por toda a vida

O presidente Lula e a primeira-dama Janja durante evento de lançamento do RG Animal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas).

As iniciativas foram criadas para registrar cães e gatos em um banco de dados nacional. O processo será gratuito e vai gerar um RG único e intransferível, que acompanhará o animal por toda a vida.

Segundo o governo, entre as ações a serem oferecidas pelo ProPatinhas, estão o apoio à realização de castração e à implantação de microchips em cães e gatos para identificação individual, além da formação continuada de gestores públicos e demais profissionais envolvidos na implementação do programa.

Também participaram da cerimônia, além de Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), as ministras Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, e Marina Silva, do Meio Ambiente, pasta que será responsável pela gestão do sistema.

A primeira-dama Janja, ativista da causa animal, acompanhou a cerimônia junto com Resistência, uma das três cadelas do casal presidencial.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.