Após 7 dias de caminhada, Nikolas chega à manifestação em Brasília

Milhares de pessoas se reúnem no local à espera do deputado federal de Minas Gerais

Nikolas Ferreira chega à manifestação na Praça do Cruzeiro, em Brasília

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL) chegou, no início da tarde deste domingo (25), ao ato final da “Caminhada pela Liberdade”, na Praça do Cruzeiro, em Brasília, após uma peregrinação de sete dias entre Paracatu, no Noroeste de Minas Gerais, e a capital federal. Milhares de pessoas se reúnem no local à espera de Nikolas.

Pouco antes de o parlamentar chegar ao protesto, um raio atingiu manifestantes nas proximidades da praça, deixando ao menos 34 feridos, que foram encaminhados pelo Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional Asa Norte.

Na última segunda-feira (19), o parlamentar anunciou, nas redes sociais, que faria uma caminhada de 240 km contra as condenações do Supremo Tribunal Federal (STF) e em defesa de Bolsonaro, também condenado e preso no Complexo da Papuda, em Brasília. Ele saiu de Paracatu, em Minas Gerais, com destino final à capital federal.

Leia também

Deputados do PT chegaram a pedir que a PRF tomasse medidas administrativas contra o parlamentar, afirmando que Nikolas, ao promover e incentivar a caminhada, expôs um grande número de pessoas a riscos — já que, em alguns momentos, o grupo chegou a ocupar, além do acostamento, uma das faixas da rodovia.

O deputado, no entanto, contestou a Polícia Rodoviária Federal e afirmou que, no mesmo dia em que saiu de Paracatu, no Noroeste de Minas, encaminhou ofícios à corporação e também à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informando sobre o percurso.

Embora defenda os condenados pelos atos antidemocráticos de 2023, Nikolas negou que a manifestação prevista para domingo esteja relacionada aos eventos de 8 de Janeiro. Ele classificou como “lamentável” o episódio de três anos atrás e afirmou que o protesto será conduzido de forma “pacífica, ordeira e sem nenhum ato de vandalismo”.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Ouvindo...