Os manifestantes que ficaram feridos após descargas elétricas provocadas pela
As vítimas aguardavam o encerramento do ato organizado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) quando os raios atingiram a área. Segundo informações iniciais dos bombeiros, alguns dos feridos caíram no chão após o choque elétrico.
Muitos dos manifestantes estavam com capas e guarda-chuvas por causa do temporal. Em razão da chuva intensa, o ato, que estava previsto para começar às 12h, foi adiado para as 14h.
“A Corporação atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 (dez) Unidades de Resgate (URs), para o pronto atendimento às pessoas atingidas. As equipes realizaram a triagem, o suporte pré-hospitalar e o transporte das vítimas, conforme os protocolos operacionais”, informou os bombeiros, em nota.
Caminhada
A caminhada do deputado Nikolas Ferreira começou na última segunda-feira (19), no município de Paracatu, no Noroeste de Minas. De acordo com o parlamentar, o objetivo do ato é protestar contra decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Leia mais
Nikolas também questiona decisões da Suprema Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022 e atualmente preso no Complexo da Papuda, em Brasília.
O ato, amplamente divulgado nas redes sociais, também contou com a adesão de outros membros do Congresso, apoiadores de Bolsonaro e eleitores de direita.
* Com informações de CNN
Veja a nota dos Bombeiros
“O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) informa que, por volta das 12h50, foi acionado para atendimento a múltiplas vítimas em decorrência de uma descarga atmosférica (raio) na Praça do Cruzeiro, em Brasília.
A Corporação atuou de forma imediata, empregando 25 viaturas, sendo 10 (dez) Unidades de Resgate (URs), para o pronto atendimento às pessoas atingidas.
As equipes realizaram a triagem, o suporte pré-hospitalar e o transporte das vítimas, conforme os protocolos operacionais.
Até o momento, o CBMDF contabiliza 72 vítimas atendidas no local, sendo que 42 estáveis, conscientes e orientadas. Trinta pessoas foram transportadas pelo CBMDF, encaminhadas ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) e ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Oito vítimas apresentavam condições instáveis.
O CBMDF segue acompanhando a ocorrência e permanece à disposição para novas atualizações, conforme a consolidação das informações.
Centro de Comunicação Social do CBMDF”