Missa e romaria lembram as 272 vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho

Após a missa, os peregrinos saíram em procissão pelas ruas do município até o letreiro na entrada da cidade para demonstrar solidariedade às famílias das vítimas

A missa iniciou a 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho.

Em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, fiéis e familiares das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da Mina Córrego do Feijão se reuniram em uma missa neste domingo (25), em memória às 272 pessoas que perderam a vida na tragédia de 2019.

A cerimônia marcou o início da 7ª Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinho. Peregrinos, familiares e manifestantes de diversas regiões do estado estiveram presentes na Praça Orides Parreira, local onde a missa foi celebrada pelo dom Joel Maria dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em homenagem às vítimas, foram distribuídas 272 mudas de plantas de diferentes espécies entre os fiéis. Durante a romaria, o bispo relembrou que, além das vidas perdidas diretamente na tragédia, o rompimento também contaminou o principal curso d’água de Brumadinho, o Rio Paraopeba.

Leia também

Após a missa, os peregrinos saíram em procissão pelas ruas do município até o letreiro na entrada de Brumadinho. Anualmente, nesse ponto, os fiéis se reúnem na data que marca a tragédia para expressar solidariedade às famílias.

Neste domingo, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) anunciou o encerramento das buscas, após 2.558 dias de operação. Duas das vítimas nunca foram encontradas.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...