A tradicional missa do Santo Crisma, conhecida também como Missa da unidade, reuniu uma multidão de fiéis, além de padres e diáconos na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Cristo Rei, que fica no bairro Juliana, região Norte de Belo Horizonte.
Confira a programação completa da Semana Santa no
A celebração foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da capital mineira e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em conversa com a Itatiaia, o arcebispo lamentou os massacres acontecidos em escolas de São Paulo e Blumenau, em Santa Catarina, e afirmou que entristece a Igreja.
“Coração da igreja fica ferido porque estão feridas famílias, pessoas, homens e mulheres, crianças que amamos muito. Nossa tarefa é ajudar o mundo a ser melhor, anunciando o evangelho do reino e convidando as pessoas a se deixarem tocar pela presença de Cristo. Que nós possamos superar tanta violência que nos entristece”.
Durante a celebração, onde foram abençoados os óleos utilizados em cerimônias como batismo e a unção dos enfermos, os fiéis rezaram junto com os padres, que renovaram durante a missa os compromissos assumidos quando foram ordenados. É o caso de Elaine Rezende, de trinta e um anos.
"É uma celebração diferente. Aqui está sendo consagrado o óleo que vai ser utilizado em todos os sacramentos durante o ano em toda a arquidiocese, é uma coisa muito grande. A emoção é muito grande de poder participar. Desde criança eu sempre participei e hoje eu procuro fazer isso também com os meus filhos, porque é a principal da igreja”.