Ouvindo...

Semana Santa: confira programação da Arquidiocese de Belo Horizonte

Acontece nesta quinta-feira às 19h a Missa do Lava Pés na Catedral Cristo Rei.

Às sete e meia da noite desta quinta-feira

A tradicional missa do Santo Crisma, conhecida também como Missa da unidade, reuniu uma multidão de fiéis, além de padres e diáconos na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Cristo Rei, que fica no bairro Juliana, região Norte de Belo Horizonte.

Confira a programação completa da Semana Santa no portal da Arquidiocese de BH.

A celebração foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo da capital mineira e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em conversa com a Itatiaia, o arcebispo lamentou os massacres acontecidos em escolas de São Paulo e Blumenau, em Santa Catarina, e afirmou que entristece a Igreja.

“Coração da igreja fica ferido porque estão feridas famílias, pessoas, homens e mulheres, crianças que amamos muito. Nossa tarefa é ajudar o mundo a ser melhor, anunciando o evangelho do reino e convidando as pessoas a se deixarem tocar pela presença de Cristo. Que nós possamos superar tanta violência que nos entristece”.

Durante a celebração, onde foram abençoados os óleos utilizados em cerimônias como batismo e a unção dos enfermos, os fiéis rezaram junto com os padres, que renovaram durante a missa os compromissos assumidos quando foram ordenados. É o caso de Elaine Rezende, de trinta e um anos.

"É uma celebração diferente. Aqui está sendo consagrado o óleo que vai ser utilizado em todos os sacramentos durante o ano em toda a arquidiocese, é uma coisa muito grande. A emoção é muito grande de poder participar. Desde criança eu sempre participei e hoje eu procuro fazer isso também com os meus filhos, porque é a principal da igreja”.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”