Rio Paraopeba atinge nível de alerta em Brumadinho após fortes chuvas

O nível laranja é considerado de alerta pela “régua” que mede o volume do rio, quando as águas ultrapassam os três metros

Na régua, que mede o volume do rio, o normal é entre 50 centímetros a 3 metros.

A prefeitura do município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, informou que o nível do rio Paraopeba, principal curso d’água da cidade, atingiu o nível laranja, com 3,20 metros.

O nível laranja é considerado de alerta, quando as águas ultrapassam os 3 metros. Acima de 5 metros, o nível passa a ser classificado como vermelho.

As fortes e constantes chuvas que atingiram Brumadinho provocaram a queda de um barranco na noite da última sexta-feira (23), na Via Constantino.

Leia também

Além do município, mais de 600 cidades mineiras — especialmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Central, Zona da Mata, Rio Doce, Oeste, Sul, Campo das Vertentes, Grande BH, Noroeste, Norte e Jequitinhonha — estão sob alerta de “perigo” para chuvas torrenciais acompanhadas de ventos fortes, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Durante tempestades, a recomendação é:

  • Não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evitar enfrentar o mau tempo;
  • Observar alterações nas encostas;
  • Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível;
  • Em caso de inundação, proteger os pertences da água, envolvendo-os em sacos plásticos;
  • Se necessário, entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais pelo 193.
Jornalista formada em Comunicação Social e Produção Editorial, com Pós-Graduação em Rádio e TV pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Na Itatiaia desde 2012, é noticiarista, apresentadora e editora do Jornal da Itatiaia Noite e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...