Ouvindo...

Congresso instala comissão de Orçamento e deputado governista será relator

Isnaldo Bulhões (MDB-AL) afirmou que trabalhará para que o texto seja aprovado até o final do ano

O deputado Isnaldo Bulhões (esq.), relator do Orçamento, e o senador Efraim Filho (dir), presidente da CMO

O Congresso Nacional instalou nesta quinta-feira (10) a nova composição da Comissão Mista de Orçamento (CMO). Escolhido por acordo, o senador Efraim Filho (União-PB) foi confirmado como presidente do colegiado, enquanto o líder do MDB na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL), será o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

Em seu discurso, Efraim defendeu que o colegiado tenha compromisso com a responsabilidade fiscal durante seu trabalho.

“Evitar qualquer sentimento de gastança desenfreada que causa impacto na sociedade, que causa impacto em quem acompanha ou quer investir no Brasil. Não é à toa que é importante citar, e nós temos essa responsabilidade, lembrar que esse equilíbrio fiscal não se faz apenas pelo lado da receita, aumentando imposto, aumentando alíquota para arrecadar, arrecadar e arrecadar. Equilíbrio fiscal também se faz pelo lado da despesa”, disse o senador.

Já Isnaldo afirmou que buscará cumprir o calendário, para que não haja atraso na votação do Orçamento. Isso porque, a LOA de 2024 só foi aprovada em março deste ano, três meses após o previsto anteriormente.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.