Ouvindo...

Eleições suplementares: veja quem são os prefeitos eleitos após decisões do TSE

As votações ocorreram nos quatro municípios em que a Justiça Eleitoral cassou os registros dos candidatos mais votados nas eleições de 2024

Kiko Rossali, Professor Noel Castelo, Hélio Acosta e Eridan de Bonifácio foram eleitos nesse último domingo (6).

Eleitores dos municípios de Ruy Barbosa, na Bahia, Eldorado e Neves Paulista, em São Paulo, e Paranhos, no Mato Grosso do Sul, elegeram prefeito e vice-prefeito no domingo (6)

As chamadas eleições suplementares aconteceram em função da cassação dos registros dos candidatos que venceram a disputa regular em outubro de 2024.

Veja quem venceu em cada município:

Neves Paulista

Em Neves Paulista, Kiko Rossali (PL), foi eleito com 79,24% dos votos válidos.

Ele e o vice-prefeito eleito, Hélio Carvalho (PL), venceram Betinho Milani (PSD), que teve 20,76% dos votos válidos.

Foram 5.086 votos apurados, sendo 4.663 válidos, 221 nulos e 202 em branco.

A eleição foi convocada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar o registro de Reginaldo Paulino da Silva (PL), eleito em 2024 para o cargo de prefeito.

Leia também

Eldorado

Em Eldorado, na região do Vale do Ribeira, o candidato Professor Noel Castelo (Solidariedade), foi eleito prefeito com 41,87% dos votos válidos.

Doutor Galindo (PSD) ficou em segundo lugar com 37,85% dos votos válidos, seguido por Doutora Débora (PT) que obteve 20,27% dos votos válidos.

O TSE convocou novas eleições após registro do prefeito eleito em 2024, Elói Fouquet (PSDB), ser cassado por improbidade administrativa.

No total, foram 7.629 votos apurados, sendo 7.384 válidos, 122 nulos e 123 em branco.

Paranhos

No município de Paranhos, Hélio Acosta (PSDB) foi eleito prefeito com 69,41% dos votos válidos.

O outro concorrente, Doutor Jorge (PT), segundo o TSE, está com a candidatura anulada sub judice, ou seja, os votos obtidos por ele não são oficialmente computados até que haja uma decisão da Justiça eleitoral. Ainda assim, ele obteve 1.802 votos.

Na votação, foram 142 nulos e 85 em branco.

A eleição suplementar acontece após o TSE indeferir o registro de Heliomar Klabunde (MDB), o mais votado em 2024, por irregularidades nas contas públicas.

Ruy Barbosa

Em Ruy Barbosa, a nova prefeita será Eridan de Bonifácio (MDB), eleita com 51,51% dos votos válidos.

Foram 18.703 votos apurados, sendo 17.978 válidos, 547 nulos e 178 em branco.

Doutor George (PSD) foi o segundo mais votado com 48,48% dos votos válidos.

O pleito é motivado pela decisão unânime do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia de indeferir a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado (MDB) por irregularidades na prestação de contas da gestão em 2016.

Cidade ainda tem vacância na prefeitura

Em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, os eleitores ainda não sabem quem será o prefeito e o vice-prefeito. No município, O TSE manteve a decisão do TRE-PE e impugnou a chapa de Eduardo Honório Carneiro (União Brasil), mais votado em 2024, por entender que a reeleição configurou um terceiro mandato consecutivo — o que é proibido.

As eleições estão marcadas para 4 de maio, das 8h às 17h, no horário de Brasília.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.