Ouvindo...

Jundiaí (SP) não sabe quem será prefeito: vencedor nas urnas teve candidatura indeferida pela Justiça

Gustavo Martinelli recebeu 125.712 votos, que estão sub judice; Parimoschi (PL) recebeu 87.832 votos no segundo turno

Gustavo Martinelli foi eleito, mas está anulado sub judice

O candidato Gustavo Martinelli (União Brasil) recebeu a maior quantidade de votos para a Prefeitura de Jundiaí, em São Paulo, neste domingo (27), mas ainda não foi eleito prefeito. Isso porque ele está com a candidatura sub judice, ou seja, em questionamento na Justiça sob suspeita de improbidade administrativa. Até decisão final da Justiça, os eleitores da cidade paulista não saberão quem será o prefeito nos próximos quatro anos.

Martinelli recebeu 125.712 votos, ou 58,87% do total. O adversário, Parimoschi (PL), foi escolhido por 87.832 eleitores, ou 41,13%.

A candidatura de Martinelli foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob suspeita de irregularidades no pagamento de horas extras na Câmara Municipal em 2018, quando ele era presidente. No entanto, o político não foi impedido de continuar a campanha.

Leia também

Até o momento, não houve julgamento definitivo do processo, e Martinelli continuou com a campanha normalmente mesmo tendo o pedido indeferido em setembro. O resultado da eleição pode ser avaliado pela Justiça Eleitoral, e a decisão pode ocorrer após a diplomação dos eleitos.

Caso não ocorra a decisão, o presidente da Câmara de Vereadores assume o cargo de prefeito até que ela seja revertida. Se for condenado, há a chance de um novo pleito ser realizado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.