Em
O que aconteceu?
José Bonifácio Marques Dourado (MDB) foi reeleito nas eleições regulares, em outubro de 2024, com 55,06% dos votos válidos, mas foi impedido de exercer o cargo por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).
Ele foi considerado inelegível e teve a candidatura indeferida, mesmo com a vitória nas urnas.
Bonifácio teve a contas referentes à sua antiga gestão na prefeitura de Ruy Barbosa, entre 2013 e 2016, rejeitadas.
Nos três últimos anos do mandato, o Tribunal de Contas do Município (TCM) emitiu parecer indicando a rejeição, o que foi mantido pela Câmara de Vereadores e acabou impedindo que ele tomasse posse no dia 1º de janeiro.
A coligação União, Trabalho e Desenvolvimento pediu indeferimento da candidatura. O candidato representado pelo grupo, Marivaldo Leite (PSD), foi o segundo mais votado.
Bonifácio recorreu, mas o TRE manteve a decisão.
Com a vacância da prefeitura, o
Quem disputa a eleição suplementar?
Agora, dois candidatos irão disputar as novas eleições: Dr. George (PSD) e Eridan de Bonifácio (MDB).
George Luiz Brito de Carvalho, de 43 anos, conhecido como Dr. George, é médico e é a primeira vez que disputa uma eleição.
Na chapa, Benilda (PT), de 60 anos, disputa o cargo de vice-prefeita.
Eridan Martins e Araújo Dourado, ou Eridan de Benefácio, de 69 anos, é vereadora e já se candidatou a prefeitura em 2020, mas não se elegeu. Ela é esposa de Bonifácio e ex-primeira-dama do município.
A candidata tem como vice-prefeito o empresário Nildo (MDB), de 55 anos, que também pleiteou ao cargo na chapa de Bonifácio em 2024.
Marivaldo Leite, que ficou em segundo lugar na eleição regular, não se candidatou para o pleito suplementar e não irá disputar a prefeitura.