Ouvindo...

Quatro cidades terão eleições para escolher prefeitos e vices neste domingo (6)

As eleições suplementares irão acontecer devido a decisões da Justiça Eleitoral que cassaram os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito mais votados no pleito regular

Eleitores em trânsito no território nacional têm o direito de votar para escolher representantes para os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado estadual e federal.

Eleitores de quatro municípios do Brasil irão ir às urnas neste domingo (6). Em duas cidades de São Paulo, uma em Mato Grosso do Sul e outra na Bahia, a Justiça Eleitoral cassou os registros dos candidatos a prefeitos eleitos no pleito regular em outubro de 2024.

Confira as cidades:

Nessas localidades, a votação irá ocorrer das 8h até às 17h, pelo horário de Brasília.

Leia também

Veja quem concorre em cada município.

Paranhos

Em Paranhos, dois candidatos disputam as eleições:

  • Hélio Costa (PSDB) como prefeito e Alfredo Soares (PSDB) como vice-prefeito
  • Jorge Ricardo (PT) como prefeito e Doutor Vicente (PT) como vice-prefeito.

A eleição irá acontecer por conta de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que negou um recurso do candidato Heliomar Klabunde (MDB), o mais votado no pleito regular.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) indeferiu o pedido de candidatura dele por irregularidades nas contas da gestão anterior dele à frente da prefeitura.

Eldorado

Três candidatos disputam a prefeitura em Eldorado.

  • Doutor Galindo (PSD) como prefeito e Robson (PSD) como vice-prefeito.
  • Doutora Débora (PT) como prefeita e Nazil Fouquet (PT) como vice-prefeita.
  • Professor Noel Castelo (Solidariedade) como prefeito e Professor Joel (Solidariedade) como vice-prefeito.

O TSE cassou o registro de Elói Fouquet (PSDB), o mais votado em 2024. Ele ficou inelegível por conta de uma condenação por improbidade administrativa que envolveu danos aos cofres públicos e enriquecimento ilícito.

Neves Paulista

Em Neves Paulistas, dois candidatos disputam o Executivo municipal.

  • Kiko Rossali (PL) como prefeito e Hélio Carvalho (PL) como vice-prefeito.
  • Betinho Milani (PSD) como prefeito e Sirlei Maria da Costa (PSD) como vice-prefeita.

A votação irá acontecer porque o TSE cassou o registro de Reginaldo Paulinho da Silva (PL), eleito em 2024. O prefeito estava inelegível devido a uma condenação por furto qualificado e não poderia concorrer até 2028.

Ruy Barbosa

No município de Ruy Barbosa, também dois candidatos concorrem ao pleito.

  • Doutor George (PSD) como prefeito e Benilda (PSD) como vice-prefeita.
  • Eridan de Bonifácio (MDB) como prefeita e Nildo (MDB) como vice-prefeito.

O TRE da Bahia decidiu, por unanimidade, indeferir a candidatura de José Bonifácio Marques Dourado (MDB), que foi eleito em 2024, por irregularidades na prestação de contas em 2016 e determinou uma nova eleição.

Quem irá poder votar?

Mesmo sendo uma eleição suplementar, o voto continua sendo obrigatório para pessoas que tenham entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos ou analfabetos.

No dia da votação, o eleito deve levar documento oficial com foto, e-Título, carteira de identidade, passaporte ou outro documento legal, como carteira de trabalho ou de motorista.

Quem não puder comparecer à votação, deve justificar o voto.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.