Ouvindo...

Primeiro ato de Álvaro Damião como prefeito é dar nome de Fuad Noman à praça no Centro de BH

Cerimônia de posse teve homenagens ao ex-prefeito de BH e discurso emocionado de Damião

Empossado como prefeito de Belo Horizonte na manhã desta quinta-feira (3), Álvaro Damião (União Brasil) anunciou que sua primeira medida como chefe do Executivo municipal será homenagear o ex-prefeito Fuad Noman.

Damião enviou à Câmara um projeto que altera o nome da Praça da Independência, que fica na Avenida Afonso Pena, no centro de BH, para Praça Fuad Noman. O projeto prevê ainda uma estátua de bronze de Fuad na praça.

“Meu primeiro ato como prefeito, primeiro projeto de lei enviado para esta Câmara, é mostrar as pessoas que conheceram Fuad, sempre que passar pela Afonso Pena, lembrar dele. O vovô que foi reeleito prefeito. A praça da independência terá uma estátua de bronze, com o vovô sentado ali, com seus suspensórios. Que possamos dar o nome da Praça da Independência a Fuad Noman”, disse Damião.

Em seu discurso de posse, Damião relembrou sua relação com o ex-prefeito Fuad Noman, que faleceu na semana passada após uma longa luta contra o câncer. O novo prefeito se emocionou ao falar de seu antecessor.

“Fuad foi para mim mais do que um gestor exemplar, foi um amigo, foi um mentor, um ser humano que nos deixa saudade, mas nos deixa um norte, deixou para mim um legado muito grande. Esse norte que sigo, com os pés no chão e com o coração em BH. Prometo Fuad, que o senhor jamais vai se decepcionar em ter me escolhido para estar junto do senhor”, afirmou o novo prefeito Álvaro Damião.

Praça da Independência

A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou em fevereiro a Praça da Independência, um espaço da década de 1940, localizado entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, no Centro da cidade. A obra faz parte do programa “Centro de Todo Mundo”.

Antigamente, a praça era um local de convívio para a população e tinha uma vista privilegiada do Viaduto Santa Tereza. No entanto, na década de 1970, anexos foram construídos prejudicando a concepção arquitetônica natural do espaço, o que afetou a visão do Viaduto Santa Tereza.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Eustáquio Ramos é repórter e apresentador da Itatiaia
Leia mais