Ouvindo...

Antigo prédio do DOPS na Afonso Pena é ocupado por movimentos sociais

Movimentos cobram avanços na obra do Memorial dos Direitos Humanos em prédio que foi usado pela ditadura para tortura de presos políticos

Movimentos sociais ocuparam antigo prédio do DOPS, na avenida Afonso Pena

O prédio onde funcionou o Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) durante a ditadura militar, na avenida Afonso Pena, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi ocupado por movimentos sociais na manhã desta terça-feira (1º).

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e da Unidade Popular (UP) ocuparam o edifício estadual que já foi sede do DOPS e local usado pela ditadura militar para interrogatórios e tortura de presos políticos.

O prédio foi tombado e está sob responsabilidade do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG). No local está prevista a instalação de um memorial para relembrar as vítimas da ditadura, a chamada Casa da Liberdade - Memorial dos Direitos Humanos.

“Hoje, 1º de abril de 2025, movimentos sociais organizados ocuparam o antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em Belo Horizonte. Um espaço que, há anos, deveria ser o Memorial dos Direitos Humanos - Casa da Liberdade, para lembrar os mortos, desaparecidos e demais ex-presos políticos que lutaram contra a Ditadura Militar fascista que usurpou o poder no Brasil em 1964”, anunciaram os movimentos sociais em comunicados nas redes sociais.

Os movimentos sociais exigem a imediata abertura do memorial e a inclusão dos grupos na gestão do espaço até que ele seja aberto de forma definitiva. A ocupação também levou bandeiras exigindo a “prisão de golpistas do 8 de janeiro” e “punição aos torturadores de ontem e de hoje”.

A reportagem da Itatiaia entrou em contato com o governo de Minas e com o Iepha para saber sobre o cronograma das obras do memorial, mas até a publicação desta matéria não houve resposta.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.