Ouvindo...

Lula critica pressão por anistia: ‘Não é um tema principal para ninguém’

Petista voltou a dizer que o ex-presidente Jair Bolsonaro está ‘se culpabilizando’ ao defender projeto

O presidente Lula em entrevista coletiva no Vietnã

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar neste sábado a pressão que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem feito pela aprovação da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo o petista, o tema só é importante para quem “está se culpabilizando”.

“Eu tenho certeza que a anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando. Porque é impressionante, eu não sei o que é que é que os advogados do cidadão que está pedindo anistia, não digam para ele que primeiro eles vão absolver o cidadão. Se absolver não tem anistia. Mas eles já estão se tratando como se já fossem culpados”, declarou o presidente em entrevista coletiva, em Hanói, no Vietnã, antes de embarcar de volta ao Brasil.

Lula disse ainda que não conversou sobre a anistia com os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), durante a viagem pela Ásia.

“Eu, sinceramente, acho, não conversei com o Hugo nem com o Alcolumbre, mas eu acho que a anistia não é o tema principal neste instante. O tema, neste instante, tem muita coisa de importante no Congresso Nacional, de interesse do povo brasileiro, para melhorar a vida do povo brasileiro, que nós temos que discutir”, defendeu.

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.