A morte do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), nesta quarta-feira (26), vai mudar a configuração do Executivo municipal. O vice, Álvaro Damião (União), que já vinha atuando como prefeito em exercício desde a internação de Fuad, no início de janeiro, assume de forma definitiva. Já o cargo de vice-prefeito ficará vago até as próximas eleições municipais, em 2028.
A Lei Orgânica do Município estabelece que o sucessor imediato de Damião passa a ser o presidente da Câmara Municipal, cadeira hoje ocupada pelo vereador Juliano Lopes (Podemos). Ainda segundo a Lei Orgânica, caso Damião e Lopes não possam ocupar o cargo por algum motivo, uma nova eleição será realizada dentro de 90 dias. Neste cenário, quem assumiria a prefeitura até a realização do pleito é procurador-geral do município, cargo hoje ocupado por Hércules Guerra.
A vacância do cargo de vice-prefeito não é novidade em Belo Horizonte. Em 2022, o então prefeito Alexandre Kalil deixou o Executivo para concorrer ao governo de Minas nas eleições daquele ano — ele foi derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo), que venceu já no primeiro turno — e o próprio Fuad assumiu a prefeitura.
Em 2001, Célio de Castro iniciava seu segundo mandato à frente da Prefeitura de BH, mas teve que deixar o cargo definitivamente após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O petista Fernando Pimentel assumiu a vaga de Célio.
Quem é o novo prefeito de BH?
Natural de Belo Horizonte, Álvaro Damião Vieira da Paz, de 54 anos, cresceu no bairro Concórdia, região Nordeste da capital mineira. Em 2016, ele se elegeu vereador na Câmara Municipal de BH (CMBH). Em 2020, foi reeleito com 12.742 votos, sendo o quinto mais votado daquele pleito.
Antes de começar a vida política, Damião consolidou a carreira como repórter esportivo e apresentador na Itatiaia e na TV Alterosa, filiada ao SBT. Ele participou da cobertura de cinco Copas do Mundo, duas Olimpíadas, três Pan-Americanos e três Copas América.
Em 2014, Damião fundou o ‘Instituto Bacana Demais’, uma organização sem fins lucrativos, que promove atividades e serviços gratuitos nas áreas do esporte, da educação, da cidadania, da cultura, do lazer e do meio ambiente, voltado para crianças, adolescentes e idosos.
No pleito de 2024, se candidatou como vice-prefeito na chapa de Fuad à prefeitura. Os dois venceram a disputa em segundo turno contra o candidato do Partido Liberal (PL), Bruno Engler, com 670.574 votos.
No dia 19 de dezembro, Álvaro Damião foi diplomado oficialmente como vice-prefeito eleito de Belo Horizonte. Fuad Noman não compareceu por motivos de saúde, mas foi representado pelo procurador-geral do município, Hércules Guerra.