A Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais, prendeu na última quinta-feira (20) Marcelo Fernandes Lima, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento nos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Ele foi detido em São Lourenço, no Sul de Minas Gerais.
Marcelo ficou conhecido por levar uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante a invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Além da pena de 17 anos de reclusão, ele deverá arcar, de forma solidária com os demais envolvidos, com o pagamento de R$ 30 milhões a título de indenização por danos morais coletivos.
Segundo a Polícia Federal, a prisão ocorreu após a emissão de um mandado expedido pelo STF. O condenado foi julgado culpado pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
A réplica da Constituição foi levada por Marcelo para Minas Gerais após os ataques de 8 de janeiro. Posteriormente, diante da reação policial, o exemplar foi entregue na Delegacia da Polícia Federal em Varginha, no Sul do Estado, e ele foi liberado após prestar depoimento. O pedido de prisão foi emitido após a entrega da réplica da Constituição.