Ouvindo...

Governo lança programa que amplia consignado para trabalhadores formais

Nova modalidade pode beneficiar cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada e tem potencial de movimentar até R$ 120 bilhões

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta quarta-feira (12) de uma cerimônia para o lançamento oficial do programa ‘Crédito do Trabalhador’ – iniciativa que amplia a oferta de empréstimos consignados para trabalhadores do setor privado, com desconto direto na folha de pagamento. O evento acontece às 10h, no Palácio do Planalto.

Segundo o governo federal, a nova modalidade pode beneficiar cerca de 39 milhões de trabalhadores com carteira assinada e tem potencial de movimentar até R$ 120 bilhões em novas operações de crédito.

Leia também

Atualmente, a modalidade de empréstimo consignado já abrange trabalhadores com carteira assinada, com os pagamentos descontados diretamente do salário. No entanto, ela requer a assinatura de convênios entre empresas e bancos, o que, na prática, dificulta a adesão do modelo em larga escala.

A proposta é uma maneira encontrada pelo governo para driblar a atual cotação da Selic, a taxa básica de juros do Brasil, que está em 13,25% ao ano, já que, com o crédito consignado descontado diretamente na folha salarial, as taxas de juros são mais acessíveis.

O crédito consignado estava disponível apenas para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários de empresas conveniadas a bancos. Com a mudança, trabalhadores da iniciativa privada poderão acessar empréstimos com juros estimados entre 2,5% e 3% ao mês.

Como vai funcionar

O pagamento dos empréstimos será vinculado ao eSocial, sistema que centraliza as folhas de pagamento. Em caso de demissão, parte do saldo do FGTS poderá ser utilizada como garantia, incluindo 10% do valor disponível e os 40% da multa rescisória, conforme negociação com os bancos.

Os empréstimos estarão disponíveis em plataformas do governo, bancos e aplicativos, com opção de comparar as taxas oferecidas pelas instituições.

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais