Ouvindo...

Governo anuncia ampliação do crédito consignado para trabalhadores CLT; entenda

Com as novas regras, que deverão ser implementadas por meio de uma Medida Provisória, o crédito consignado deve contemplar 42 milhões de trabalhadores do regime CLT

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a ampliação do consignado para os trabalhadores do regime CLT

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta quarta-feira (29) a ampliação do crédito consignado para trabalhadores de empresas privadas, o que deve contemplar 42 milhões de funcionários sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O acordo foi formalizado em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com três ministros, além de representantes de cinco bancos, incluindo a Caixa e o Banco do Brasil, além da diretoria da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As instituições financeiras irão utilizar os dados do eSocial para definir a taxa de juros e a garantia de pagamento do tomador do empréstimo.

A medida vai contemplar todos os trabalhadores CLT e as empregadas domésticas cadastradas no eSocial.

Leia também

“Quando ele vai ao sistema bancário sem a garantir de parte do salário, ele paga e ou 3 vezes mais de taxas de juros que ele iria pagar se tivesse o mesmo mecanismo que os servidores e os aposentados têm”, afirmou Haddad.

A legislação atual permite ao trabalhador buscar o consignado por intermédio da empresa que tenha convênio com um determinado banco. Com a ampliação anunciada pelo governo, o trabalhador poderá consultar qual banco oferece a menor taxa, por meio de uma plataforma, que ainda será criada.

Segundo a Febraban, a plataforma poderá ser acessada por até 90 bancos, que devem competir para oferecer as melhores condições aos clientes.

O trabalhador poderá utilizar até 10% do saldo do FGTS como garantia de pagamento, além do valor da multa, em caso de demissão.

A iniciativa deve ser enviada em fevereiro para análise do Congresso Nacional.

Antes, Lula deve fazer uma nova reunião com ministros para definir os últimos ajustes ao texto.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.