Ouvindo...

Padilha assume Ministério da Saúde com meta de reduzir espera por especialistas no SUS

O novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, foi empossado nesta segunda-feira (10) em cerimônia no Palácio do Planalto

Padilha sobre 8/1: Se criminosos tivessem vencido, esse salão estaria vazio | CNN Brasil

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta segunda-feira (10) que sua gestão à frente da pasta terá como foco a redução do tempo de espera por consultas com especialistas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Padilha foi empossado em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com as presenças de diversas autoridades, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Chego com uma obsessão: reduzir o tempo de espera por atendimento especializado no nosso país”, adiantou Padilha, em seu discurso.

Leia também

O ministro da Saúde admitiu que não há “solução mágica” para resolver o déficit de especialistas, mas prometeu reajustar a tabela SUS, que serve como base para o repasse de recursos para estados, municípios e santas casas para o atendimento médico no SUS.

A ideia, segundo Padilha, é fortalecer o atendimento especializado e reduzir o tempo de espera.

“Queremos um novo modelo de remuneração, que sinalize aos estados, aos municípios, as santas casas, aos serviços privados, que pagaremos mais e melhor para o atendimento especializado que aconteça no tempo correto”, prometeu ele.

Padilha também irá procurar o setor privado para parcerias, aproveitando espaços ociosos nas unidades e centros de diagnóstico, para ampliar o atendimento do SUS.

O ministro da Saúde destacou ainda que sua gestão irá atuar contra o negacionismo de vacinas no país.

“Na condição de ministro da Saúde, como médico, professor universitário, pesquisador e defensor do SUS, terei um inimigo, diante do qual nunca recuarei, o negacionismo e as ideologias que desprezam a vida”, enfatizou ele.

Padilha substitui Nísia Trindade, que foi demitida pelo presidente Lula. Ele foi ministro da Saúde entre janeiro de 2011 e 2014, na primeira gestão da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.