Ouvindo...

Lula demite Nísia Trindade; Alexandre Padilha assume o Ministério da Saúde

Médico, petista volta à pasta que já ocupou no primeiro governo de Dilma Rousseff (PT)

O ministro Alexandre Padilha e o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Atual chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha assume no lugar dela.

A troca já havia sido antecipada pela colunista da Itatiaia Edilene Lopes. Com a troca, Nísia deve voltar para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da qual foi presidente de 2017 a 2022.

Conforme confirmação do governo, a posse de Padilha está marcada para 6 de março.

Médico, Padilha volta à pasta que já ocupou no primeiro governo de Dilma Rousseff (PT). O desgaste na relação com o Congresso foi a grande motivação para que o petista deixasse o comando da SRI.

Durante a gestão de Arthur Lira (PP-AL) à frente da Câmara dos Deputados, o alagoano chegou a classificar o ministro como “incompetente” e “desafeto pessoal”.

Com a saída de Padilha, o atual líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), deve assumir a SRI, enquanto o cearense deve ser substituído em seu cargo pelo líder do MDB, Isnaldo Bulhões (AL).

Leia também

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.