Ouvindo...

Clima é de ‘despedida’ em ministério comandado por Padilha

Ministro das Relações Institucionas vai para a pasta da Saúde

Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT)

O clima é ‘despedida’ na Secretaria de Relações Institucionais do Governo Lula, segundo fontes do próprio Palácio do Planalto. O ministro Alexandre Padilha (PT) pode deixar a pasta e é o mais cotado para assumir o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade, que deve voltar para a Fiocruz.

Por causa do desgaste na relação com o Congresso nacional, Padillha muda de lugar no tabuleiro e deve deixar a vaga na Secretaria de Relações Institucionais (SRI) para o deputado federal José Guimarães (PT), líder do Governo na Câmara dos Deputados. Para o lugar de Guimarães, o PT aricula o nome do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB), embora os emedebistas queiram a SRI.

Outra mudança deve ser a entrada de Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, na Secretaria Geral no lugar de Márcio Macedo. A pasta é responsável pela relação com os movimentos sociais.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.