Ouvindo...

Reunião deve definir Humberto Costa como novo presidente interino do PT

Senador pernambucano substituirá Gleisi Hoffmann, que assume a articulação no governo Lula; mandato será um tampão até julho, quando uma nova eleição deve ser realizada

O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco

O Partido dos Trabalhadores (PT) deve nomear o senador Humberto Costa (PE) como presidente interino da sigla até a realização das eleições oficiais, previstas para julho. A decisão será tomada em reunião que acontece nesta sexta-feira, às 10h.

A escolha de um presidente interino acontece em razão da saída da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), atual presidente do PT e que deixará o cargo para assumir o Ministério das Relações Institucionais, tomando posse no próximo dia 10 de março.

Mesmo com o apoio da ala majoritária do partido, a nomeação de Humberto Costa ainda precisa ser referendada pela Executiva Nacional e pelo Diretório Nacional do PT, mas a expectativa é de que o processo ocorra sem surpresas.

Leia também

O outro nome apontado na disputa era do líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), mas ele deve permanecer na função. O “mandato-tampão” de Humberto Costa será válido pelos próximos quatro meses, quando a executiva do partido se reúne, novamente, para definir o presidente definitivo.

Para o próximo pleito, o nome mais cotado para assumir a presidência do Partido dos Trabalhadores é o do ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, que conta com o apoio do presidente Lula.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio