Ouvindo...

PT confirma Humberto Costa para a presidência interina do partido

Senador por Pernambuco vai substítuir Gleisi Hoffmann, que está de saída para assumir a articulação do governo Lula

Humberto Costa assume mandato-tampão no PT

O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta sexta-feira (7) a indicação do senador Humberto Costa (PE) para assumir a presidência interina da legenda. A decisão, tomada por consenso, ocorre após a deputada Gleisi Hoffmann (PR) se licenciar para assumir a Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, função na qual será empossada no próximo dia 10 de março.

De acordo com o estatuto do partido, Humberto Costa terá até 60 dias para convocar uma eleição que definirá quem ocupará a vaga deixada por Gleisi até a realização do pleito destinado à renovação da direção nacional, previsto para julho.

Entre os nomes cotados para a presidência interina, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), também foi mencionado, mas ele deverá permanecer em sua função atual.

Leia também

Já para a próxima eleição, o ex-ministro e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, desponta como o candidato mais forte, contando com o apoio do presidente Lula.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.