Ouvindo...

Desemprego no Brasil sobe para 6,5% no início de 2025, aponta IBGE

Com um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, o país tem agora 7,2 milhões de desempregados

Com um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, o país tem agora 7,2 milhões de desempregados

A taxa de desocupação no Brasil atingiu 6,5% no trimestre encerrado no último janeiro, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao trimestre anterior, a alta na desocupação foi de 0,3 ponto percentual.

Leia mais: Brasil registra criação de 137 mil novos postos de trabalho em janeiro, aponta Caged

Conforme os dados divulgados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, o número de pessoas desocupadas chegou a 7,2 milhões, representando um crescimento de 5,3% em relação ao trimestre anterior, quando havia 6,8 milhões de desempregados. Em relação ao mesmo período de 2024, a queda foi de 13,1%, com menos 1,1 milhão de pessoas sem trabalho.

Leia também

A PNAD Contínua considera uma pessoa desempregada aquela de 14 anos ou mais que não está trabalhando e que está à procura de oportunidades.

A população ocupada, por outro ,ado, registrou 103 milhões de trabalhadores. O número representa uma redução de 641 mil pessoas (-0,6%) no trimestre. No entanto, na comparação anual, houve um aumento de 2,4%, com mais 2,4 milhões de trabalhadores.

O número de trabalhadores formais no setor privado manteve-se estável no trimestre, mas cresceu 3,6% em relação ao ano anterior, atingindo 39,3 milhões de pessoas. Já os trabalhadores sem carteira assinada totalizaram 13,9 milhões, com queda no trimestre e crescimento de 3,2% na comparação anual.

Ainda conforme a pesquisa, a taxa de informalidade atingiu 38,3% da população ocupada, totalizando 39,5 milhões de trabalhadores

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio