Ouvindo...

Ex-ministro Silvio Almeida presta depoimento à PF em SP sobre acusações de assédio sexual

O depoimento está marcado para às 14h desta terça (25) na Superintendência da PF na capital paulista

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida

O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida vai prestar depoimento à Polícia Federal, em São Paulo, às 14h da tarde desta terça-feira (25), no inquérito em que são apuradas denúncias de assédio sexual contra ele. O interrogatório será por videoconferência e uma delegada de Brasília vai colher as informações.

Para a PF, o depoimento de Almeida é o último elemento para finalizar a investigação. Algumas denunciantes já foram ouvidas, mas a Polícia Federal não passa o número exato para preservar o caso. Entre elas, está a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que na ocasião detalhou sua denúncia de assédio contra o ex-ministro.

Leia também:

Há duas semanas, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), prorrogou, por mais 60 dias, o inquérito para que a PF finalize a apuração. O caso tramita no STF porque os atos ilícitos atribuídos ao ex-ministro foram supostamente cometidos enquanto ele ainda ocupava cargo no primeiro escalão do governo.

Silvio Almeida foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em setembro de 2024, um dia depois que as denúncias foram reveladas pela ONG Me Too. O ex-ministro nega todas as acusações e alega ser alvo de perseguição.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.