As eleições presidenciais acontecem no Brasil só em 2026, mas a corrida pelo Palácio do Planalto já começou. Neste sábado (22), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), anunciou que pretende concorrer no pleito.
Pelo X - antigo Twitter - Caiado marcou o evento de sua pré-candidatura para o dia 4 de abril, em Salvador (BA).
“Conto com vocês nessa caminhada por um País mais justo, próspero, seguro e forte! Vamos juntos!”, postou.
Inelegíveis
Ronaldo Caiado tem se colocado como uma alternativa do campo ideológico da direita nas eleições de 2026 devido à inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível e sob a mira do Supremo Tribunal Federal (STF),
No entanto, Caiado também está
A denúncia, apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, apontou que, nos dias 7 e 9 de outubro de 2024, foram realizados jantares com vereadores eleitos, suplentes e lideranças políticas no Palácio das Esmeraldas. Esses eventos, que contaram com ampla divulgação nas redes sociais, foram interpretados como tendo caráter político-eleitoral, o que viola a legislação.
Na disputa pela capital de Goiás, em 2024, Caiado apoiou Sandro Mabel (União), que venceu o bolsonarista Fred Rodrigues (PL), com 55,53% dos votos válidos contra 44,47%. O pleito em Goiânia colocou Caiado contra Bolsonaro e, durante as eleições, o ex-presidente chegou a chamar o governador de “covarde”.