Ouvindo...

Lula e presidente português vão discutir situação dos brasileiros que vivem no exterior

Segundo o Itamaraty, crimes de xenofobia e racismo deverão ser pauta no encontro que acontece nesta terça-feira, no Palácio do Planalto

No encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo Sousa, que acontece nesta terça-feira (18), em Brasília, a situação dos brasileiros que vivem no país lusitano deve ser um dos destaques.

O país europeu abriga, atualmente, mais de 500 mil brasileiros que buscam, em geral, uma vida melhor no velho continente. Mas muitos imigrantes que partem do Brasil acabam sendo vítimas de casos de preconceito e xenofobia em um movimento crescente em Portugal.

Segundo dados da Comissão para a Igualdade e contra a Discriminação Racial, entre 2017 e 2022, as denúncias de xenofobia contra brasileiros em Portugal cresceram 833%.

Leia também

De acordo com o diretor do Departamento de Europa do Ministério das Relações Exteriores, Flávio Célio Goldman, ambos os países vão discutir medidas para enfrentar a situação.

“A situação das duas comunidades é um dos temas centrais do diálogo entre Brasil e Portugal, com certeza vai se refletir também no diálogo entre o presidente e o primeiro-ministro e é realmente um tema de atenção prioritária para o governo brasileiro. Todo o bem-estar da comunidade brasileira em Portugal e, naturalmente, uma atenção especial aos casos de xenofobia e de discriminação racial, sempre enxergados à luz da prioridade atribuída pelo governo brasileiro e os direitos humanos de uma forma geral”, resumiu.

Além da situação dos brasileiros em Portugal, ambos os países também devem alinhar agendas em comum. Entre elas, a articulação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia - defendido por Portugal- e a defesa da português como uma das línguas oficiais das Organizações das Nações Unidas (ONU). Atualmente, apenas Árabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo, Espanhol possuem esse status.

Autoridades portuguesas no Brasil

O presidente Lula recebe nos próximos dois dias as visitas do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro português, Luís Montenegro, que acontece na quarta-feira (19). A visita é uma retribuição a viagem do presidente Lula ao país em abril de 2023 - a primeira agenda internacional desde que Lula reassumiu a presidência.

Na quinta-feira (19), Lula e o primeiro-ministro português irão comandar a 14ª edição da Cimeira Brasil-Portugal, que é um encontro que reúne líderes dos dois países para discutir e fortalecer a cooperação bilateral em diversas áreas, como defesa, segurança, justiça, ciência, meio ambiente, comércio, saúde e cultura.

Ao final da visita oficial, está previsto um pronunciamento conjunto dos dois países.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais