Em discurso durante evento de inauguração da nova sede do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), na região centro sul de Belo Horizonte nesta segunda-feira (17), o governador Romeu Zema, defendeu que haja valorização às forças de segurança no estado, e condicionou a melhoria ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
De acordo com o governador, o Programa permitirá que o estado tenha alívio financeiro para avaliar possíveis alterações salariais. Na oportunidade, Zema ainda agradeceu o senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado, por ter capitaneado a aprovação do Propag no Congresso Nacional.
Leia também: Zema defende ‘mais liberdade’ para atuação das forças de segurança: ‘Policiais têm receio de abordar alguém’
“Quero ainda dizer que tenho conversado com a doutora Letícia (Chefe da Polícia Civil) no sentido de valorizar não só a Polícia Civil, como as forças de segurança. Estamos avaliando o que é possível fazer, queremos fazer o que estiver ao nosso alcance. Mas eu saliento aqui, todos sabem que nós somos ainda um estado que enfrenta seríssimos problemas financeiros, mas com o Propag, e aqui eu deixo um agradecimento ao senador Rodrigo Pacheco, a Assembleia Legislativa, que também ajudou na elaboração, nós teremos a solução definitiva.
Ao dizer que é preciso valorizar as forças de segurança, Zema comemorou queda de indicadores de violência contra a mulher no ano passado.
“Acho que nós temos o que comemorar os 20% de queda nos feminicídios em 2024. No que depender do nosso esforço, esse número vai continuar com redução ao longo do tempo. São várias ações, não é só a Polícia Civil, nós temos hoje mais tecnologia envolvida, aplicativo que permite a mulher que solicitou medida protetiva detectar a proximidade do agressor que passa a usar tornozeleira e eletrônica”, citou.
A nova sede do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família, o Defam, agora vai funcionar no Barro Preto, região centro sul da capital, na Rua Rio Grande do Sul, 671.