Ouvindo...

Zema diz que Propag permitirá ao governo estadual valorizar as forças de segurança em MG

Governador diz que Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados trará alívio para os cofres do estado e impactará a análise dos reajustes da categoria

Em discurso durante evento de inauguração da nova sede do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família (Defam), na região centro sul de Belo Horizonte nesta segunda-feira (17), o governador Romeu Zema, defendeu que haja valorização às forças de segurança no estado, e condicionou a melhoria ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).

De acordo com o governador, o Programa permitirá que o estado tenha alívio financeiro para avaliar possíveis alterações salariais. Na oportunidade, Zema ainda agradeceu o senador Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado, por ter capitaneado a aprovação do Propag no Congresso Nacional.

Leia também: Zema defende ‘mais liberdade’ para atuação das forças de segurança: ‘Policiais têm receio de abordar alguém’

“Quero ainda dizer que tenho conversado com a doutora Letícia (Chefe da Polícia Civil) no sentido de valorizar não só a Polícia Civil, como as forças de segurança. Estamos avaliando o que é possível fazer, queremos fazer o que estiver ao nosso alcance. Mas eu saliento aqui, todos sabem que nós somos ainda um estado que enfrenta seríssimos problemas financeiros, mas com o Propag, e aqui eu deixo um agradecimento ao senador Rodrigo Pacheco, a Assembleia Legislativa, que também ajudou na elaboração, nós teremos a solução definitiva.

Ao dizer que é preciso valorizar as forças de segurança, Zema comemorou queda de indicadores de violência contra a mulher no ano passado.

“Acho que nós temos o que comemorar os 20% de queda nos feminicídios em 2024. No que depender do nosso esforço, esse número vai continuar com redução ao longo do tempo. São várias ações, não é só a Polícia Civil, nós temos hoje mais tecnologia envolvida, aplicativo que permite a mulher que solicitou medida protetiva detectar a proximidade do agressor que passa a usar tornozeleira e eletrônica”, citou.

A nova sede do Departamento Estadual de Investigação, Orientação e Proteção à Família, o Defam, agora vai funcionar no Barro Preto, região centro sul da capital, na Rua Rio Grande do Sul, 671.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Leia mais