Ouvindo...

Lula promete reciprocidade em taxas anunciadas por Trump: ‘Se taxar, nós vamos reagir’

A declaração vem após Donald Trump anunciar uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a afirmar nesta sexta-feira (14) que o Brasil adotará uma postura “recíproca” em relação às medidas de taxação dos Estados Unidos. A declaração vem após Donald Trump anunciar uma tarifa de 25% sobre aço e alumínio.

“Se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, nós teremos esse comportamento com os EUA. Honestamente, não vejo nenhuma razão para o Brasil procurar contencioso com quem não precisa. Agora, se [os EUA] tiverem alguma atitude contra o Brasil, haverá reciprocidade”, disse o presidente em entrevista à Rádio Clube do Pará nesta manhã.

Ainda segundo o presidente Lula, a reação do Brasil deve incluir a taxação de produtos importados dos EUA e até uma possível ação contra os norte-americanos.

“Se taxar, nós vamos reagir comerciante ou vamos denunciar na organização mundial do comércio ou vamos taxar os produtos que a gente importa deles”, disse Lula. “A relação do Brasil com os EUA é uma relação muito igualitária. Ou seja, eles importam de nós 40 bilhões de dólares, e nós compramos 55 bilhões de dólares. Ou seja, eles têm uma superavit na relação com o Brasil. E nós queremos paz”, concluiu.

Trump e Lula
Na entrevista, o presidente Lula também revelou ‘não ter relação’ com Trump e criticou a mudança na postura do governo dos EUA, agora, sob nova adminsitração.

“O que eu estou preocupado é que os EUA depois da segunda guerra mundial virou uma espécie de patrão do mundo, um xerife do planeta terra. Agora, os discursos não são mais esses. Me parece que a democracia não tá valendo tanto”, avaliou.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Rádio Itatiaia em Brasília atuando na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas Gerais, já teve passagens como repórter e apresentador pela Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor do prêmio CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio.
Leia mais