Ouvindo...

Vereador mineiro, tio do cantor Eduardo Costa, é acusado de violência doméstica

Três ex-companheiras já fizeram boletim de ocorrência contra ‘Fernando da Joana’ por supostas ameaças; último caso foi nesta semana

Vereador eleito de Pedra Bonita, na Zona da Mata.

O vereador e presidente da Câmara de Pedra Bonita, na Zona da Mata mineira, Fernando Joaquim da Costa, conhecido como “Fernando da Joana” (PL), é acusado de violência doméstica contra a ex-companheira, uma mulher de 50 anos. A vítima, que fez boletim de ocorrência nesta quarta-feira (5), afirma que foi agredida em uma praça da cidade.

Conforme o documento da polícia, Fernando é suspeito de puxá-la pelo braço e provocar hematomas. As agressões só teriam terminado com a intervenção de testemunhas. A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) foi acionada e, para os militares, a ex-companheira do vereador disse que ele a agrediu por não aceitar a separação. Ela afirmou que já tinha sido agredida em outros episódios, mas ainda não havia levado o caso à polícia.

A vítima foi levada ao posto de saúde onde tratou os hematomas. Na quarta-feira (5), procurou novamente a PM em Pedra Bonita e apresentou gravações em que Fernando Joaquim da Costa a ameaça por dizer que procuraria a polícia. “Eu tenho reunião na Câmara às cinco horas, tá, você sabe das consequências”, afirmou em áudio. A vítima ainda apresentou mensagens que o ex enviou pelo Facebook dizendo: “continua de bate-papo com ele, você vai se arrepender de voltar para ele, você de bate-papo (...) já descobri aqui, você vai me pagar caro”.

Até o momento, Fernando Joaquim da Costa ainda não foi localizado pelos policiais.

O nome político usado pelo vereador, “Fernando da Joana”, é por conta da mãe dele, Joana Marta Eugênia, avó do cantor Eduardo Costa.

Violência doméstica

A Itatiaia apurou que outras duas ex-companheiras procuraram a polícia para denunciar Fernando Joaquim da Costa por violência doméstica e ameaça em 2023 e 2024.

Em 21 de março de 2024, a ex-mulher, com quem Fernando tem três filhas, procurou a polícia depois que ele chegou em casa dizendo que “iria matar todos”.

Já em 2 de fevereiro de 2023, uma mulher disse que mantinha um relacionamento conturbado há 9 meses com o parlamentar, alegando que ele já teria inclusive quebrado seu telefone por ciúmes quando ela afirmou que ia se separar. Após o episódio, Fernando Joaquim Costa teria feito diversas ameaças e tentativas de coação contra a ex-parceira.

Leia também

Respostas

A Itatiaia tenta contato com o vereador há dois dias, mas ele não responde ou atende. A Câmara Municipal de Pedra Bonita também não enviou resposta.

A Polícia Civil informou, em nota, que instaurou um procedimento para apurar o caso. Nos outros dois episódios, a polícia informou que as vítimas manifestaram interesse em requerer medidas protetivas de urgência, enviadas ao judiciário.

Eleição 2024

Fernando da Joana foi eleito no pleito de 2024 com 5,62% dos votos, equivalente a 310 votos válidos. Ele disputou as três eleições anteriores, em 2012, 2016 e 2020, mas não havia sido eleito.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo