Ouvindo...

Mais de 20 mil vagas serão criadas no sistema penitenciário em Minas Gerais, garante Zema

Documento assinado entre os órgãos na noite dessa quarta-feira (5) prevê criação de 22.032 novas vagas; atualmente, 63.257 presos estão no sistema penitenciário de Minas

Documento assinado entre os órgãos prevê criação de 22.032 novas vagas nas penitências de Minas Gerais.

Mais de 20 mil novas vagas serão criadas no sistema penitenciário de Minas Gerais. A garantia foi dada pelo Governo de Minas, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público mineiro. O documento assinado entre os órgãos na noite dessa quarta-feira (5) prevê criação de 22.032 novas vagas. Ao todo, elas serão distribuídas em 25 unidades prisionais de 864 vagas cada e uma unidade prisional de 432.

A ampliação tem um desafio, zerar o déficit atual de cerca de 22 mil vagas no sistema penitenciário mineiro. O governador Romeu Zema (Novo) afirmou que vai trabalhar para melhorar este cenário.

O termo prevê a construção de três complexos prisionais somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além da reforma integral do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Além disso, conforme os órgãos, serão construídas mais de 20 unidades prisionais em diferentes regiões integradas de segurança pública.

O Procurador Geral de Justiça, Paulo de Tarso, disse que zerar o déficit no sistema prisional não pode ser uma iniciativa de um único governo.

Leia também

O Secretário de Segurança Pública do Estado, Rogério Greco, disse que o primeiro passo para resolver o problema foi dado.

“Esse é o primeiro passo, é muito importante. Todas as instituições estão unidas nesse propósito, porque a finalidade é comum a todos nós. Acredito que num curto espaço e tempo Minas já seja superavitária em vagas aqui no sistema nacional”, finalizou o secretário.

Atualmente, 63.257 presos estão no sistema penitenciário de Minas.


Participe dos canais da Itatiaia:

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.