Ouvindo...

Lula convoca reunião para discutir acolhimento a deportados dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou seis ministros para a reunião, marcada para às 16h desta terça-feira (28), no Palácio do Planalto

Do repouso à cirurgia de emergência: a rotina de Lula após acidente em outubro | CNN Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião para terça-feira (28) com seis ministérios, além do chefe da Polícia Federal e o comandante da Aeronáutica para discutir as medidas de acolhimento de brasileiros deportados dos Estados Unidos.

O encontro, marcado para às 16h, no Palácio do Planalto, contará com as presenças dos ministros da Defesa, José Múcio, da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, do chanceler Mauro Vieira, além da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo.

A reunião ocorrerá um dia após o governo decidir deslocar agentes de diversos ministérios para suprir a ausência de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que paralisaram as atividades por 90 dias devido a falta de recursos do governo dos Estados Unidos.

Leia também

O Governo Federal informou, em nota, que as autoridades brasileiras estão mobilizadas e seguem em tratativas para reduzir os impactos da ausência das equipes da Organização Internacional para as Migrações na operação logística e na gestão de abrigos.

O governo decidiu realocar servidores das áreas de saúde, assistência social, da Polícia Federal e Defesa para manterem, em caráter emergencial, as atividades essenciais da entidade.

O encontro ocorreu dois dias após um grupo, com 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Durante a viagem dos EUA até Manaus, o grupo, que estava algemado e acorrentado nas mãos e nos pés, denunciou ter sofrido violência física.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.