Ouvindo...

Minas e União devem se reunir nesta semana pra discutir política de acolhimento a deportados dos EUA

Os vôos oficiais que saem, periodicamente, de solo americano e pousam no aeroporto internacional de Belo Horizonte (MG)

Deportação de imigrantes estadunidenses

O Governo de Minas deve se reunir ainda nesta semana com o governo federal para discutir a política de acolhimento para deportados que chegam dos Estados Unidos, segundo apuração da Itatiaia. Após a assinatura de um acordo, em 2017, entre os dois países, desde 2018 brasileiros são enviados periodicamente ao Brasil.

No entanto, com a promessa do presidente Donald Trump de aumentar as deportações, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, anunciou que o governo federal vai montar um posto de acolhimento humanitário no aeroporto internacional de Belo Horizonte, em Confins, onde chegam os vôos mensais.

O último pouso em Minas foi no sábado (25) com 88 passageiros à bordo. Os que não conseguiram vôos para o destino final foram acolhidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). Pelo que a Itatiaia apurou, três famílias de Cuiabá, Goiania e Itambacuri (MG) foram atendidas, além de dois adultos do Rio de Janeiro e Rondônia. Ao todo, foram 14 pessoas, dentre elas seis crianças.

Em nota, a Sedese respondeu que está mobilizado para o acolhimento. Leia a nota.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), está mobilizado para garantir o acolhimento e o apoio integral às famílias brasileiras repatriadas que chegarem ao Aeroporto Internacional de Confins.
O governo assegura que essas famílias, sem condições de recursos próprios, recebam o suporte necessário no momento da chegada, com foco em um retorno seguro e tranquilo aos seus respectivos municípios de origem.

Além disso, a secretaria articulou com as assistências sociais dos municípios de origem para garantir a recepção das famílias nas suas cidades de destino.
Esse atendimento faz parte de uma série de ações do Governo de Minas que têm como objetivo garantir o bem-estar e a proteção dos cidadãos, principalmente em situações emergenciais.

Um exemplo claro desse esforço aconteceu no último sábado (25/1), quando um grupo de repatriados dos Estados Unidos foi acolhido no Aeroporto de Confins.

A Secretaria informou ainda que, no ano passado, adotou um protocolo que vai abranger os deportados.

Em dezembro de 2024, durante a 15ª Semana de Direitos Humanos, a Sedese assinou um Protocolo de Intenções com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), visando melhorar as condições de acolhimento e assistência a migrantes e repatriados.

Na mesma ocasião, foi lançado o Guia de Atendimento a Pessoas Migrantes nos Serviços Públicos de Minas Gerais, que orienta os municípios a oferecer uma acolhida qualificada, humanizada e intercultural, conforme previsto na Política Estadual para a População de Migrantes, Refugiados, Apátridas e Retornados.

O Governo de Minas reforça seu compromisso com a proteção e o bem-estar dessa população, garantindo acesso aos direitos humanos e promovendo ações concretas para assegurar um acolhimento digno e eficiente.

A reunião entre representantes do Governo de Minas e Governo Federal ainda não tem data definida.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.