O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, se filiará ao PDT no próximo dia 15, na sede do partido, em Brasília. Na data, a legenda vai lançar a pré-candidatura de Kalil ao Governo de Minas. Logo após o evento, haverá um jantar na casa do presidente do partido em Minas, deputado Mário Heringer.
2022
Kalil disputou a eleição de 2022 ao Governo de Minas pelo PSD, na base do presidente Lula, mas foi derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo).
Eleição municipal
Nas eleições municipais, se filiou ao Republicanos para apoiar o candidato Mauro Tramonte (Republicanos) e com pretensão de disputar o Palácio Tiradentes pela sigla em 2026. Como Tramonte, que teve como vice a secretária de planejamento Luisa Barreto (indicada por Zema), não conquistou o pleito e o Republicanos têm apresentado Cleitinho como possível candidato ao Governo de Minas, Kalil troca mais uma vez de partido.
Plano B de Lula
Caso o senador Rodrigo Pacheco (PSD) decida por não disputar a vaga, o PDT espera que Kalil seja o plano B de Lula. O presidente da República insiste que o ex-presidente do Congresso Nacional dispute a vaga em 2026, mas o parlamentar ainda não se decidiu. A decisão deve ser tomada em novembro.