EUA: Saiba quantos brasileiros foram deportados nos governos Obama, Trump e Biden

Dados mostram que os imigrantes do Brasil nunca foram a principal preocupação das autoridades americanas

Os últimos presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama (esq.), Donald Trump (cen.) e Joe Biden (dir.)

Os Estados Unidos deportaram 18.387 brasileiros de 2013 a 2024, segundo dados da Immigration and Customs Enforcement (ICE), o serviço de imigração americano. O período compreende o último mandato do ex-presidente Barack Obama (2013 a 2016), a primeira gestão de Donald Trump (2017 a 2020) e o governo de Joe Biden (2021 a 2024).

Acordo Brasil-EUA

Em 2017, o Brasil, sob comando do ex-presidente Michel Temer (MDB), e os Estados Unidos, presididos por Trump, assinaram um acordo para estabelecer uma política de deportação. Assim, desde 2018, voos com deportados são enviados periodicamente ao Brasil, como a aeronave que chegou na última sexta-feira (24) a Manaus.

Em 2025, pousaram no Brasil dois voos que já estavam previstos no acordo: um em 10 de janeiro, com 114 passageiros, e outro no dia 24 com 88 pessoas a bordo.

Leia mais:

Biden foi o que mais deportou

Dados do ICE mostram que a quantidade de brasileiros deportados aumentou nos últimos 12 anos. O governo Biden foi o que mais deportou brasileiros, com 7.422 enviados de volta ao país, seguido das gestões Trump (6.776) e Obama (4.189).

Confira o número de deportados anualmente:

  • 2013: 1.500;
  • 2014: 850;
  • 2015: 744;
  • 2016: 1.095;
  • 2017: 1.413;
  • 2018: 1.691;
  • 2019: 1.770;
  • 2020: 1.902;
  • 2021: 1.935;
  • 2022: 1.767;
  • 2023: 1.607;
  • 2024: 2.113;

Em 2025, 202 brasileiros já foram deportados.

Comparação

Historicamente, o México sempre o foi país com mais cidadãos deportados pelos Estados Unidos. Nos últimos 12 anos, mais de 1,4 milhão de mexicanos foram expulsos do país.

Ou seja, o número de brasileiros deportados pelo ICE representou apenas 1,3% do total de mexicanos que deixaram os Estados Unidos no mesmo período.

Leia também

Pandemia

Durante a pandemia de Covid-19, devido aos riscos sanitários, muitas pessoas foram deportadas antes mesmo de se estabelecerem nos Estados Unidos.

Em 2020, os Estados Unidos proibiram a entrada de certas pessoas que potencialmente representavam um risco à saúde por estarem sujeitas a restrições de viagem previamente anunciadas ou por terem entrado ilegalmente no país para contornar medidas de triagem de saúde.

Confira quantos brasileiros foram expulsos a partir dessa regra a cada ano:

  • 2021: 15;
  • 2022: 959;
  • 2023: 227.

Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...